top of page

Psicoterapia Infantil

Escrevi este texto com objetivo de esclarecer algumas dúvidas que podem surgir a respeito da psicoterapia com crianças.


Criança pode se beneficiar de uma psicoterapia?


Sim. Não são somente os adultos que passam por dificuldades em lidar com sentimentos. As crianças também têm momentos de conflitos que, se não elaborados, podem trazer maiores prejuízos com o passar do tempo. Por isso, quanto antes seja iniciado o processo terapêutico, melhor.



Meu filho precisa de psicoterapia?


Há crianças que conseguem elaborar seus sentimentos e adaptar-se a situações novas com mais facilidade que outras. O sofrimento pode ser causado por diversos motivos, muitos deles associados a mudanças significativas na vida da criança: separação dos pais, nascimento de irmãos, mudança de escola ou de residência, são alguns exemplos. Por esses e outros fatos, os pequenos começam a apresentar sinais de que algo não vai bem.



Mas como saber se a criança pode estar em sofrimento? Quais os indícios?


Alguns exemplos são: choros frequentes, maior irritabilidade e agressividade, envolvimento com brigas, pouca ou nenhuma vontade de brincar, alimentação em excesso, pouco apetite, xixi na cama, dificuldade de controlar as fezes, dificuldade em aprender na escola, dificuldades ou ausência de fala, dificuldade em fazer amigos, medo excessivo, pesadelos, dificuldades para dormir, ansiedade, tiques, entre outros.


Muitas vezes os pais acreditam que pode ser apenas uma fase que “vai passar” e acabam buscando ajuda do profissional quando a situação já está agravada, o que torna o processo terapêutico um pouco mais complicado, embora seja importante buscá-lo da mesma forma. Outros, resistem em buscar auxílio por se sentirem culpados e receosos em serem julgados como “maus pais”. Mas o profissional não está ali para julgar, nem apontar culpados, e sim para acolher e orientá-los da melhor forma possível, para que a terapia seja benéfica ao paciente.


Ao contrário do que se pensou por muitos anos, psicólogo não é “coisa de louco”, mas sim “coisa” de quem busca bem-estar, de quem quer aprender e encontrar estratégias para lidar melhor com os conflitos, sendo também uma forma preventiva de saúde.




E como é feita a psicoterapia infantil?


Diferentemente dos adultos, a criança tem dificuldades de verbalizar e colocar em palavras seus sentimentos. Por isso, ela se expressa mais facilmente através de atividades lúdicas como, por exemplo, jogos, brincadeiras e desenhos. Esses recursos são utilizados na psicoterapia infantil de modo a facilitar o acesso do psicólogo aos conflitos que a criança apresenta.

​​

A psicoterapia inclui sessões somente com a criança, e outras com os pais ou responsáveis, sendo a participação destes fundamental para o tratamento. O psicólogo é um profissional treinado para analisar melhor as situações através de técnicas e olhar clínico, e fará algumas mediações e intervenções a fim de auxiliar a família e a criança a lidar melhor com os problemas, objetivando sempre o bem-estar dela. O tratamento é um trabalho de parceria, sendo o depoimento e observação dos pais também importantes ao andamento do processo.




Quanto tempo dura o tratamento?


Cada pessoa é dona de sua história, com formas diferentes de lidar com situações problemas, tendo sua estrutura psíquica que opera de um jeito particular. Por isso, o tempo da psicoterapia varia de pessoa para pessoa, e depende do problema e da gravidade do caso, sendo difícil avaliar o tempo que levará o tratamento.


Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato pelo formulário do site ou telefone para que eu possa ajudá-lo.



por Psicóloga Tamíris Kreibich da Silva - CRP 07/23722

Postagem em destaque
Últimas postagens
Busca por assunto
Arquivo
Nenhum tag.
bottom of page