top of page

QUE DÚVIDA!!!

Algumas pessoas preocupam-se muito em fazer as "escolhas certas", vivendo em busca da certeza. Após tomarem uma decisão, criam hipóteses do que "poderia ter acontecido caso...", e acabam sofrendo, pensando na outra escolha que não foi feita.

É natural que as pessoas queiram o melhor. Mas precisamos ver em que intensidade isso acontece. Vamos a um exemplo? Você quer comprar um presente para um amigo. Para isso, percorre todas as lojas do shopping na busca do item. Até encontra um ou outro objeto que o amigo poderia gostar, mas sempre fica na dúvida se vai realmente agradá-lo.


Por isso, faz uma extensa pesquisa do que poderia dar, e que parece nunca ser suficiente. Ou ainda: deixa para comprar no último minuto porque sabe que ir às compras será uma missão desgastante, justamente porque gastará horas e horas escolhendo, pois quer dar o presente perfeito! Falhar na escolha? Nem pensar!

Se identificou? Talvez você tenha intolerância à incerteza! E na busca dessa certeza (que muitas vezes não existe, é apenas uma sensação), você sofre, seja gastando muito tempo pensando nisso, seja agindo com intenção de eliminá-la.

Em qualquer uma dessas estratégias, o fato é que muita energia é gasta em busca de algo que não há controle. Por isso, é importante avaliar o que está por trás disso e se questionar, se vale a pena tanto investimento. E também, se essa ansiedade atrapalha o cotidiano, não deixe de buscar ajuda de um profissional!

Postagem em destaque
Últimas postagens
Busca por assunto
Arquivo
Nenhum tag.
bottom of page