top of page

9 dicas para melhorar a concentração

Vejo que muitas pessoas têm se deparado com

dificuldades para concentrarem-se em algumas tarefas. Pensando nisso, criei essa lista com algumas dicas para ajudar na capacidade de concentração. Essas dicas não são para somente durante a atividade em si, mas também englobam hábitos saudáveis a serem inseridos no cotidiano. Sim! Eles são muito importantes para as funções cognitivas! Vamos para as dicas?


➡ DURANTE A ATIVIDADE:


✔ 1) Faça intervalos: Evite fazer a mesma atividade por mais de uma hora sem pausas. É importante relaxar e descansar o cérebro, ainda que seja por apenas 10 minutos.


✔ 2) Escreva: Hoje em dia muitas pessoas prefiram digitar, mas a prática da escrita (à mão) ajuda a processar melhor a informação.


✔ 3) Cuidado com os pensamentos: Às vezes, os nossos maiores inimigos da concentração são os próprios pensamentos. Para ajudar nisso, mantenha com você um bloco de anotações e, cada vez que vier um pensamento, anote-o (brevemente). Combine com você mesmo que apenas depois de terminar a tarefa irá tratar dos assuntos. Você perceberá que muitos deles não são urgentes, e talvez nem importantes.


✔ 4) Desligue as notificações do celular: Para evitar que essas distrações atrapalhem seu momento de concentrar-se, desative as notificações do celular antes de iniciar a atividade.


✔ 5) Alimente-se: A alimentação tem papel fundamental no fornecimento de energia para o corpo. Por isso, não tente realizar a atividade de "barriga vazia". Também não é aconselhável comer em quantidades que faça você sentir a sensação de estar com estômago "estufado".


➡ ANTES E APÓS A ATIVIDADE (OS HÁBITOS):


✔ 1) Cuide da alimentação: Não é apenas minutos antes da atividade que você tem que cuidar a alimentação. Inclua na sua rotina alimentos que contenham Ômega 3: estudos indicam que eles ajudam na comunicação entre as células do cérebro, aumentando o desempenho cognitivo. Alguns alimentos são sementes de chia, nozes, linhaça, algumas espécies de peixes (sardinha, salmão, atum, por exemplo).


✔ 2) Faça exercícios físicos: Além de uma série de outros benefícios, a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, pedaladas e corrida, auxiliam na oxigenação do cérebro, ajudando na atenção e memória.


✔ 3) Medite:

Isso mesmo! A meditação inclui exercícios de concentração na própria respiração, batidas do coração e pulsação do corpo. Serve também como um treino da sua habilidade de manter-se concentrado.


✔ 4) Durma o suficiente: Dormir o número de horas recomendado para a sua faixa etária ajuda na atividade cerebral. O

sono é importante na produção de substâncias essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

Postagem em destaque
Últimas postagens
Busca por assunto
Arquivo
Nenhum tag.
bottom of page